No dia 7 de julho de 2022, estudantes e docentes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participaram de uma vivência na área coletiva do Assentamento Santa Helena, localizado na área rural do município de São Carlos. A atividade foi conduzida pelas famílias assentadas com o objetivo de iniciar a construção de uma estufa, destinada à implantação de hortas agroecológicas.
O assentamento foi criado pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em 2055, a partir do resgate pelo Governo Federal de um conjunto de áreas, terras públicas federais, que se encontravam sob litígio judicial. A União Federal transsferiu a posse da área para o INCRA – Superintendência Regional de São Paulo, para a implantação de projeto de assentamento de trabalhadores rurais.
Esta comunidade, com 14 famílias assentadas, representa o primeiro assentamento de reforma agrária instalado no município. As famílias assentadas são originárias da própria região, e na sua grnde maioria é composta por ex-trabalhadores rurais das lavouras de laranja e cana-de-açúcar, bem como por ex-arrendatários, pequenos produtores da região de São Carlos.
O assentamento vem desenvolvendo atividades diversificadas de agricultura familiar, como o cultivo de milho, feijão, mandioca, hortaliças e legumes, adubos verbes, pastagem, capineiras, eucalipto, café, frutas diversas, criação de pequenos animais como aves caipiras, porcos e pecuária leiteira em fase de implantação.
Para Zita (61), presidente da Associação Santa Helena, a promoção de atividades deste tipo, em parceria não só com a universidade, mas com a comunidade local em geral, é essencial para garantir a preservação ambiental, a produção de alimentos saudáveis para a população e a integração do assentamento na cidade. Além disso, ela enfatiza a importância da luta pela reforma agrária, apontando seu papel na garantia de condições dignas de vida para aquelas e aqueles que vivem no campo.
O encontro é uma iniciativa do Projeto: Terra, agroecologia e universidade: articulando saberes, trocando experiências e construindo conhecimentos, Chamada MCTIC/MAPA/MEC/SAF-CASA CIVIL/CNPQ No 21/2016 e faz parte das atividades da XVIII Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico - “Produtos Orgânicos: Saudáveis por Natureza”. A atividade teve como objetivo levar os estudantes de graduação para vivenciarem a realidade do assentamento.