Chegando a sua décima edição em 2023, a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária da UFSCar São Carlos acontece entre os dias 23 e 27 de maio. O evento marca o calendário de lutas iniciado no dia 17 de Abril, dia Internacional da Luta Camponesa, em memória ao massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1966, quando 21 camponeses foram assassinados pela polícia militar, no município localizado no sul do estado do Pará.
Em São Carlos, seguindo as mobilizações nacionais articuladas por movimentos sociais em parceria com as universidades, desde 2014 o Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER), em conjunto com outros grupos de pesquisa e entidades, atua na organização da JURA UFSCar. Para a edição de 2023, a programação contará com atividades culturais, rodas de conversa e vivências em territórios de reforma agrária, buscando articular e fortalecer o debate sobre reforma agrária, estimulando o diálogo entre a universidade e a comunidade de São Carlos.
Na terça-feira, dia 23 de maio, a abertura do evento contará com uma Ocupação Cultural pela Reforma Agrária, às 17:00 horas, no Palquinho da UFSCar. Na sequência ocorre a exibição seguida de debate do documentário “O diagnóstico” (2020), de Beto Novaes. O filme retrata as diferentes dimensões dos danos causados pelo uso de agrotóxico nos planos coletivos e individuais. O bate-papo contará com a participação do diretor e do vereador Djalma Nery (PSOL), com mediação de Joelson Gonçalves de Carvalho, professor do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar e pesquisador do NuPER.
Nos dias 24, 25 e 26 ocorrem as vivências nos Assentamentos Santa Helena e Nova São Carlos e no Acampamento Capão das Antas. As atividades contarão com a apresentação dos territórios, mutirões nas hortas coletivas dos territórios e bate-papos sobre temáticas como agroecologia, Sistemas Agroflorestais e as perspectivas para reforma agrária no Brasil contemporâneo. Para participar das vivências é necessário se inscrever pelo formulário disponível aqui. Devido à questões de infraestrutura as vagas serão limitadas e seguirão a ordem de inscrição.
O encerramento da Jornada ocorre às 9:00 horas do sábado, dia 27 de maio, com um bate-papo sobre segurança alimentar, contando com a participação de Maria Sylvia, ex-presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Carlos (COMSEAN-SC), e Joaquim Lauro Sando, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ribeirão (COMSEAN-RP) Preto e Dirigente Regional de Produção do MST. A conversa será mediada por Diogo Tafuri, pesquisador do NuPER e membro do COMSEAN de São Carlos.