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2024 Artigos em periódicos

Pesquisa Participante em territórios rurais: histórias femininas de luta, roça e mariscagem

FrancinaldaMaria Rodrigues da Rocha, Mariana Machitte de Freitas, Diogo Marques Tafuri
Universidade Federal de São Carlos (Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural da UFSCar)
Resumo:

Os estudos e trabalhos do antropólogo Carlos RodriguesBrandão foram paradigmáticos para o campo da Educação Popular, na medida em que propiciaram as bases teóricas, epistemológicas e metodológicas para a crítica da ciência positivista e para valorização dossaberes populares e tradicionais. Elaborando umaconcepção de cultura como saber e sentido, Brandão reconhece os seres humanos como sendo seres essencialmente do aprendizado, defendendo uma educação popular crítica, dialógica e contra hegemônica. Assim, à luz da teoria de educação comocultura de Brandãoeda pesquisa participante, discutiremos experiências femininas de construção das culturas e saberes populares, imbrincados que estão aos processos de resistência e permanência nos territórios ruraisde camponesas e marisqueiras, nos estados de São Paulo e do Piauí.Argumentamos que persistência em luta está intrinsecamenteligada às experiências de educação popular das mulheres do campo e das águas discutidas neste artigo, visto que o embate pela permanência nos territórios, fundamentada pelo manejo ecológico da natureza epela valorização dos saberes daspopulações tradicionais, se traduz como resistência individual, familiar e coletiva dentro das realidades sociais apresentadas.

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